Famigerada

A Famigerada é uma cachaça artesanal elaborada em Mato Verde, no norte de Minas Gerais, em um sítio entre os municípios de Januária e Salinas, dois famigerados polos de produção de excelentes cachaças. Combinando as mais recentes e modernas técnicas de controle de qualidade com os conhecimentos empíricos do sertanejo, a empresa adota práticas sustentáveis desde o manejo da cana-de-açúcar até a utilização de leveduras caipiras na fermentação, o que gera uma bebida complexa que resgata as peculiares qualidades do privilegiado terroir da Serra Geral. 

As cachaças são feitas por gente que desde cedo vive em volta de engenho, moendo cana, bebendo garapa e aprendendo a arte dos velhos mestres de alambique, incluindo nosso mestre que cresceu na fazenda e produz cachaça há mais de 40 anos.

As cachaças são feitas a partir da cana Java, variedade de cana-de-açúcar que foi trazida pelos portugueses da Indonésia no período colonial. Ela expressa livremente sua qualidade através de um manejo sustentável sem adição de agrotóxicos, que é feito por gerações, criando uma identidade única na nossa cachaça. Nosso cuidado se estende a água que utilizamos na estabilização do álcool,  do qual buscamos as águas cristalinas das fontes naturais da Serra Geral. Por fim, nos especializamos no envelhecimento em grandes tonéis de Jequitibá, que ficam pelo menos 2 anos envelhecendo e que entregam notas e sabores únicos à nossa Famigerada cachaça.

Jequitibá Barrel

Jequitibá Barrel

O Jequitibá  é uma árvore com troncos grandes, tanto em comprimento como em diâmetro. Árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, existente apenas na Região Sudeste do Brasil e em alguns estados vizinhos. Em língua tupi, significa "gigante da floresta", o que é compreensível. Figuram na relação das maiores árvores do Brasil, tal como os Jatobás, sapucaias e Angelins. 

 

A dorna de Jequitibá transmite cor, aromas e sabores pronunciados a bebida. Pela presença de vanilina, que agrega notas de baunilha à cachaça, é considerada a madeira nacional que mais se assemelha ao carvalho americano. Tão nobre quanto o amendoim para o envelhecimento de cachaça, o Jequitibá – elimina o leve gosto de bagaço de cana, reduz a acidez da aguardente, amacia, confere aromas florais e sabor cítrico, transferindo uma cor dourada límpida.

  • Black Instagram Icon

Inscreva-se na nossa Newsletter

Seja responsável. Beba com moderação.

© 2019 by Growyx. All rights reserved. Todos os preços apresentados na loja incluem IVA à taxa legal em vigor, excepto indicação em contrário.